Tofu, propriedades e benefícios

O tofu ou queijo de soja, como também é conhecido, é um alimento 100% de origem vegetal e uma grande fonte de proteínas. Este é um dos motivos pelos quais é considerado um alimento ideal para os vegetarianos, veganos ou qualquer pessoa que não consome alimentos de origem animal.
Às vezes as pessoas que eliminaram de sua alimentação a carne, têm um consumo insuficiente de proteínas, especialmente se realizam atividades esportivas que exigem um maior aporte protéico, o aumento de trabalho muscular.


Benefícios do tofu


O tofu é um alimento de grande valor nutricional e não é de admirar que os japoneses lhe tenham dado um lugar de estrela em sua alimentação.


Por ser um alimento vegetal desprovido de colesterol, algo muito importante se você tem os níveis de colesterol elevados e o médico te recomendou disminuirlos. Não se esqueça que o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo o infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (infarto cerebral).


Outro fator importante é que para a sua elaboração não são utilizados produtos químicos, nem conservantes, nem corantes. É um processo natural e, portanto, o resultado é um produto natural.
Outra grande vantagem do tofu é seu baixo aporte de calorias. Apenas cerca de 110 calorias por cada 100g de alimento. Ideal para qualquer dieta, especialmente se você quiser emagrecer.


tofu


Quanto às gorduras vegetais, a maioria são poli-insaturadas, semelhantes às que encontramos nos óleos vegetais. Este tipo de gordura que protege nosso coração e artérias e nos fornece antioxidantes que combatem os radicais livres.


O tofu por ser feito à base de soja é muito rico em isoflavonas, substâncias que pertencem ao grupo dos polifenóis (antioxidantes) e que vários estudos têm demonstrado que ajudam a combater os efeitos negativos da menopausa.


Comprar tofu


Hoje em dia é muito fácil encontrar tofu em qualquer supermercado devido à enorme demanda que tem. De todas formas, dependendo de cada país pode ser mais complicado encontrá-lo. Ainda assim, as lojas que se dedicam à venda de produtos dietéticos ou biológicos costumam oferecer esse tipo de produto, e não deve ser um problema obtê-lo.


Receitas com tofu


Você pode encontrar uma infinidade de receitas com tofu como ingrediente principal. De fato eu mesmo postei alguma em dias anteriores, que você pode consultar. Se você está procurando no google, você irão aparecer várias ideias simples que você poderá colocar em prática e tenho certeza que você não vai se arrepender, já que não só é um alimento saudável, mas o seu sabor é incrível!!!


Espero que me conte a sua experiência uma vez que tenha experimentado.


saudações!!

Rate this post