10 causas que provocam o atraso do período menstrual

É bem sabido por todos que o momento menos esperado em nossas vidas é o dia em que chega o período. Sofremos de temíveis cólicas, prisão de ventre, alterações de humor, desejos inexplicáveis e um sem fim de situações que só as meninas saberemos entender.

Mas ver que os dias passam e que a nossa regra não chegou é uma das piores sensações, já que geralmente relacionamos o atraso com uma gravidez. No entanto, os motivos que nos mantêm à espera de nosso período são diversos e variam de corpo-a-corpo.

1. Ciclos irregulares

menina com relógio em mãos

Isso significa que o ciclo menstrual e do mês anterior durou 24 dias e ele 32, assim que você não caiu ainda porque o seu corpo não está preparado para começar.

2. Estresse ou ansiedade

menina com mãos ansiosas

O stress e a ansiedade podem afetar negativamente a sua produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. Você pode até mesmo fazer que não ovules em um ciclo determinado, causando a ausência da menstruação este mês.

3. Doenças ou infecções

menina com gripe

Se o seu corpo não está bem, não está pronta para embarazarte, assim que seu corpo ovulará apenas quando se sentir saudável. Até mesmo uma gripe poderia ser a causa de um atraso.

4. Medicamentos

medicamentos

Certos medicamentos, como os antipsicóticos, corticosteróides, antidepressivos, anti-hipertensivos ou quimioterapia podem alterar o seu ciclo, então, não se esqueça de consultar o seu médico.

5. Alterações no peso

balança de peso

Seja por um peso excessivo ou demasiado baixo, o período perde a sua regularidade, pois as células gordurosas do nosso corpo contribuem para a produção de estrogênio, o hormônio feminino responsável pela maturação dos óvulos.

6. Cálculos errados

calendário

Na realidade, isso não provoca um atraso em si, mas por estar em constantes atividades, podemos perder o sentido do tempo e, em conseqüência, a contagem correta dos dias.

7. Má alimentação

comida rápida

Comer pouco, horas extras ou consumir muita junk food, é motivo suficiente para a ausência do período, já que os nutrientes não chegam com força suficiente para todas as partes do corpo, o que, em uma tentativa de economizar energia e nutrientes, não menstruará.

8. Excesso de exercício

menina atleta

Neste caso falamos de mulheres são triatletas, maratonistas, nadadores de competição, ginastas e outras atletas profissionais. O gasto calórico elevado, o estresse e a baixa taxa de gordura corporal, são os responsáveis pelas alterações no seu período.

9. Ovários policísticos

menina com cãibras atuais

As mulheres com ovários policísticos apresentam freqüentes períodos irregulares ao produzir androgénios (hormônios masculinos) em excesso e gerando cistos.

10. Amenorréia

menina com cãibras atuais

A amenorréia é diferente ao atraso menstrual. Se você não tem seu período durante 3 meses ou mais e não estas embrazada, já não é considerado atraso, mas uma desordem hormonal que indica um desenvolvimento sexual inadequado.

Rate this post